Uíge - O ministro do Interior, Manuel Homem, anunciou nesta sexta-feira a construção de um novo estabelecimento prisional no Uíge, visando melhorar as condições de acomodação dos reclusos internados na Comarca do Congo, instalada na sede capital da província.
A Comarca do Congo, construída na era colonial, possui uma capacidade para 250 reclusos, mas actualmente alberga 562 reclusos, entre condenados e detidos.
Em declarações à imprensa, no final da visita que efectuou à província do Uíge, Manuel Homem disse que a construção da nova cadeia se enquadra no âmbito de um programa do Executivo, iniciado o ano passado, que visa a edificação de cinco novos estabelecimentos prisionais em todo o país.
" Neste programa em concreto, está incluído a província do Uíge. Por isso, iremos priorizar, no âmbito desta autorização, a construção da nova cadeia na província do Uíge", acrescentou o governante.
O governante reconheceu que as condições da Comarca do Congo não são boas, situação agravada com a superlotação de reclusos na referida infra-estrutura.
Esclareceu que o Governo Provincial do Uíge já colocou à disposição do Ministério do Interior um terreno com cerca de 50 hectares para a construção da nova infraestrutura prisional.
Manuel Homem disse que, neste momento, decorrem os procedimentos para a identificação dos financiamentos e arranque dos trabalhos de construção o mais rápido possível.
Lembrou que a Comarca do Congo, construída na era colonial, será encerrada, justificando que já não reúne condições exigidas para acomodação da população prisional.
Acompanhado do governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, o governante, que efectuou uma visita de dois dias à província do Uíge, visitou hoje as obras de reabilitação da delegação provincial do Interior e o estabelecimento prisional da Comarca do Congo. NM/JAR