Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministro destaca liderança de João Lourenço na promoção da paz em África

     Política              
  • Luanda • Segunda, 20 Maio de 2024 | 14h06
Ministro do MINTICS, Mário Oliveira
Ministro do MINTICS, Mário Oliveira
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, declarou, esta segunda-feira, que o facto do Presidente João Lourenço assumir a liderança continental no domínio da promoção da paz e da reconciliação em África deve encher de orgulho todos os angolanos.

O governante falava na abertura da oitava sessão temática sobre João Lourenço, o Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África: Contributo para a Edificação de um Continente Integrado, Estável e Próspero", que teve como orador o embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da UA, Miguel César Bembe.

Salientou que a missão do Presidente João Lourenço enquanto Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África requer o engajamento dos distintos sectores da vida nacional.

A esse respeito, enfatizou que a Comunicação Social desempenha um papel activo no processo de divulgação, educação, esclarecimento e consciencialização da sociedade em relação às responsabilidades do Campeão, "tornando-se, deste ponto de vista, urgente a capacitação da classe jornalística nacional".

Para si, a distinção do Presidente João Lourenço, atribuída pela União Africana, visa encorajar a consolidação da paz e da coesão social aos níveis nacional, regional e continental.

Reconheceu que o título é fruto dos esforços que Angola vem empreendendo, com João Lourenço na liderança da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), na busca da paz, do diálogo e da estabilidade em vários países do continente africano.



"Não se trata de um prémio. Trata-se, sim, da incumbência de uma missão hercúlea em prol da pacificação, harmonização, estabilidade, segurança e desenvolvimento de África", sustentou.

Mário de Oliveira esclareceu que, enquanto Campeão, o Chefe de Estado angolano tem a responsabilidade de liderar a mobilização de apoio político e a cooperação dos Estados-Membros e galvanizar apoio internacional para que seja dada uma maior prioridade à prevenção, gestão e resolução de conflitos em África.

Entre as tarefas do Campeão, enumerou o engajamento na promoção de formas de governação cada vez mais participativas e inclusivas que contribuam para a instauração de uma cultura de paz, complementada pela adesão plena aos princípios e padrões internacionais dos direitos humanos e de combate à corrupção e à impunidade em África.

A esse respeito, destacou a criação do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não Violência- Bienal de Luanda, um evento internacional organizado pelo Governo angolano, com o apoio da UA e da UNESCO, que serve como plataforma global de cooperação para a elaboração de estratégias de prevenção da violência e dos conflitos.

O certame serve ainda para a disseminação de iniciativas e de boas práticas, conducentes à efectivação da paz e ao desenvolvimento sustentável de África.

A Bienal de Luanda, que se realiza a cada dois anos na capital angolana, visa estabelecer uma parceria multilateral entre governos, sociedade civil, comunidade artística e científica, sector privado e organizações internacionais, à promoção da resolução pacífica de conflitos, incentivando o intercâmbio cultural no continente e o diálogo entre gerações.

Respeito no contexto das Nações

O ministro Mário de Oliveira assinalou que, em matéria de resolução de conflitos e reconciliação nacional, Angola é um país admirado e respeitado no contexto das Nações devido ao êxito do seu processo de paz e de reconstrução nacional, que criou um ambiente de inclusão e de participação democrática dos seus cidadãos.


A designação de Campeão para a Paz e Reconciliação em África, atribuída ao Presidente João Lourenço ocorreu durante a Cimeira Extraordinária sobre o Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em Maio de 2022, em Malabo, capital da Guiné Equatorial.

Testemunharam a sessão temática, realizada no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, responsáveis dos órgãos de Comunicação Social, analistas políticos, diplomatas, estudantes universitários, jornalistas, representantes da sociedade civil, entre outros. DC/ART



Tags


Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+