Luanda - O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, representou o Presidente da República, João Lourenço, na Cimeira Coreia-África 2024 que decorreu, de 04 a 05 do corrente, em Seul, capital da República da Coreia.
Segundo uma nota de imprensa, a cimeira serviu para estreitar e fortalecer os laços entre o continente berço com o país sul-coreano, através da adopção de uma estratégia de crescimento partilhado, solidário e sustentável.
Angola foi formalmente convidada a participar do evento que teve como objectivo principal aprofundar as relações de amizade e de cooperação focada na diplomacia económica, com o intuito de assegurar o desenvolvimento das duas partes.
Nesta primeira conferência multilateral entre coreanos e africanos estiveram presentes representantes de 48 países de África e de quatro organizações regionais do continente, com destaque para a União Africana (UA) e do Banco Africano de Desenvolvimento e, além do presidente anfitrião, e mais 25 chefes de Estado africanos.
O evento foi co-presidido pelos presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, e da Mauritânia, Mohamed AI- Ghazouani, por exerce, neste momento, a liderança da UA.
Na sua intervenção, José Massano realçou as boas relações de amizade que existem entre Angola e a República da Coreia, reforçada com a assinatura, há 30 anos, do primeiro Acordo Geral de Cooperação Económica, Técnica e Científica.
Apresentou às potencialidades económicas de Angola, que asseverou possuir um solo recheado de inúmeros recursos naturais, assim como das medidas que têm sido implementadas, pelo governo angolano, com vista à diversificação da economia angolana. VIC