Luanda - O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, enalteceu, esta quinta-feira, em Luanda, o patriotismo de Agostinho Neto, reflectido no amor, no respeito e na vontade de servir a pátria.
Falando na palestra de encerramento das jornadas de celebração do Dia do Herói Nacional (17 de Setembro), decorrida na centralidade da Marconi, Cazenga, o governante disse que foram esses os pressupostos que nortearam as acções do primeiro Presidente de Angola para elevar o país ao mais alto patamar.
“Após a conclusão de sua licenciatura, Agostinho Neto, se não tivesse amor à sua pátria, poderia abandonar a luta pela independência nacional e viver da sua profissão fora de Angola, mas não o fez”, disse.
Para Francisco Furtado, somente um patriota como Agostinho Neto teria dedicado toda a sua vida à pátria.
Por este facto, exortou os jovens a dedicarem-se ao estudo, ao trabalho, às boas práticas, no seio familiar e na escola, com comportamento que propiciem o seu desenvolvimento social e humano, para fazer crescer o país.
Disse que muitos desconhecem a trajectória de Agostinho Neto como politico, poeta, dirigente e militar, pelo facto de serem jovens, uma geração que não teve a oportunidade de acompanhar o seu percurso.
Para o presidente da Associação de Organizações de Actividades e Apoio aos Necessitados, Francisco Ambriz, o encontro serviu para lembrar a memória de Neto, do ponto de vista patriótico e moralista.
Acrescentou que, actualmente, vivem-se momentos críticos, como o não respeito dos símbolos da República, o abuso sexual a menores, a violência doméstica e outros males.
Participaram da palestra, promovido pala Associação de Organização de Actividades e Apoio aos Necessitados, em parceria com o Ministério do Interior, membros da sociedade civil, autoridades tradicionais e alunos.
Dia do Herói Nacional
Angola comemora, a 17 de Setembro, o Dia do Herói Nacional e Fundador da Nação, António Agostinho Neto, que nasceu nesta data, em 1922, na aldeia de Caxicane, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.
Este ano, o acto central teve lugar na província do Bié, sob o lema: “Juntos pelo Desenvolvimento de Angola”.
As celebrações visam exaltar a vida, a obra e os ideais de Neto, médico, político e escritor, considerado “Poeta Maior”, com eventos que enaltecem os seus feitos e a sua dimensão enquanto estadista, com destaque para o seu contributo para a edificação dos pilares da liberdade em Angola e em África, principalmente na África Austral.PLA/ACS/SC