Amboim – O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, advogou, este domingo, no Amboim (Cuanza Sul), a necessidade dos angolanos preservarem a paz, a unidade nacional, assim como os valores morais e cívicos, em prol do bem-estar das populações.
Ao intervir na abertura do quinto acampamento nacional dos escuteiros, Adão de Almeida considerou a paz e a estabilidade nacional entre as mais importantes conquistas alcançadas pelo povo angolano.
Por esta razão, exortou a juventude a apostar na formação académica e técnico-profissional, de modo a contribuir no desenvolvimento económico e social do país.
“Este acampamento é um exemplo de unidade nacional. Estão aqui jovens e não só de todo o país a partilhar os ideais do escutismo. A estabilidade constitui um desafio importante do nosso presente, pois o passado ensinou-nos da pior forma o valor da paz, por isso temos todos a obrigação de preservá-la”, salientou.
Na ocasião, o governante destacou a importância do movimento escutista na construção de uma sociedade mais coesa.
“Identifico-me com os valores do movimento escutista. Amar a pátria é o primeiro dever de um cidadão. Amem Angola e façam tudo ao vosso alcance por ela, sempre alerta para servir”, salientou.
Por outro lado, Adão de Almeida condenou a influência negativa das redes sociais na vida dos cidadãos.
Participaram no acto o governador provincial do Cuanza Sul, Job Capapinha, o secretário de Estado da Juventude, Francisco Boaventura Chitapa, entidades religiosas, autoridades tradicionais, entre outros convidados.
Sob o lema “Planeta, nosso dever e missão”, participam no certame mais de 10 mil escuteiros, que, durante sete dias, vão realizar diversas actividades distribuídas em doze módulos, com destaque para a partilha de experiências, palestras sobre a preservação do meio ambiente e dos bens públicos, bem como campanhas de solidariedade e acções formativas de curta duração.
A AEA controla mais de 60 mil membros em todo o país, dos quais seis mil são adultos voluntários.MCN