Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola consolida passos em direcção à governação electrónica- ministro de Estado

     Política              
  • Luanda • Quinta, 20 Julho de 2023 | 15h56
Adão de Almeida, Ministro de Estado e Chefe da casa Civil do Presidente da República
Adão de Almeida, Ministro de Estado e Chefe da casa Civil do Presidente da República
Gaspar dos Santos-ANGOP

Talatona – Angola tem dado passos significativos em direcção à governação electrónica, afirmou, esta quinta-feira, o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.

Segundo o governante, estes passos estão em perfeito alinhamento com as acções tendentes à reforma da administração pública, tornando-a mais dinâmica e capaz de responder, convenientemente, aos elementares anseios dos seus utentes.

Adão de Almeida, que falava na abertura da II Reunião Interministerial da Governação Electrónica da CPLP, referiu que o Executivo angolano tem tido várias iniciativas nesta direcção, entre as quais a implementação do Projecto de Simplificação de Actos e Procedimentos da Administração Pública, denominado “Simplifica”, que é voltado à redução da burocracia e a garantia de maior eficiência na prestação de serviços públicos.

O ministro de Estado apontou ainda a criação do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), cuja missão é assegurar o apoio tecnológico às iniciativas e projectos de modernização administrativa no âmbito do processo de Reforma do Estado.

De acordo ainda com Adão de Almeida, o Executivo angolano está a preparar uma agenda de transição digital da administração pública, a qual assenta na identificação de serviços para simplificação administrativa, desmaterialização e desformalização de procedimentos, bem como a desburocratização dos serviços públicos, de modo a aumentar a eficiência administrativa nos mais variados domínios.

Conforme o governante, não se pode ignorar que, a despeito dos benefícios da interoperabilidade digital, os Estados também se deparam com desafios complexos, como a segurança da informação e a preservação da privacidade dos cidadãos.

Dai que, acrescentou, urge investir em sistemas sólidos de protecção de dados e estabelecer mecanismos de governação efectivos, a fim de garantir a confiança e a segurança das operações digitais.

“Ao nível da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) podemos verificar experiências diferentes e interessantes que nos deixam confiantes de que os países da nossa comunidade estão em condições de promover a partilha massiva de conhecimentos e de soluções tecnológicas exitosas", referiu.

De igual modo, disse, estas experiências dão garantias de que estão em condições de estabelecer parcerias estratégicas com vista o desenvolvimento de padrões comuns, facilitar a troca de dados entre sistemas governamentais, bem como   promover a adopção de tecnologias interoperáveis.

Adão de Almeida recordou, na ocasião, que a CPLP compartilha a riqueza da língua portuguesa e também os desafios e oportunidades da era digital, podendo desta forma avançar unidos, explorando as melhores práticas e aprendendo uns com os outros para impulsionar o desenvolvimento e a prosperidade dos países que a integram.

Na sua intervenção, o ministro de Estado defendeu ainda que a transição digital deve estar firmemente enraizada nos valores de justiça, equidade e inclusão, por ser  uma ferramenta poderosa para promover a igualdade de acesso aos serviços públicos, capacitando os cidadãos e construindo uma sociedade mais justa e coesa.

Salienta que a interoperabilidade tecnológica serve para integrar sistemas e partilhar recursos de capacitação e treinamento, bem como permitir que os funcionários tenham acesso a uma formação contínua, mantendo-se actualizados com as melhores práticas e tecnologias, no sentido de um serviço público de qualidade.

Durante o encontro Angola assumiu a presidência da reunião interministerial de governação electrónica da CPLP, em substituição de Cabo Verde.

Sob o lema os "Desafios das Comunicações na Era Digital”, esta reunião, além de outros, teve como objectivo fazer o balanço do grau de implementação das acções de Governação Electrónica realizadas ao longo dos últimos anos nos Estados Membros, bem como analisar o estado e cumprimento das acções da Agenda Digital da CPLP. KAM/SC

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+