Ministro de Estado assegura conclusão da estrada Cuima/Cusse

     Política           
  • Huambo     Quinta, 04 Abril De 2024    16h35  
Estrada Cuima/Cusse
Estrada Cuima/Cusse
Aurélio Janeiro-ANGOP

Huambo – O ministro de Estado de Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, assegurou, esta quinta-feira, a conclusão da estrada nacional 354, no troço Cuima/Cusse, como um dos grandes desafios do Executivo.

Recorde-se que dos 65 quilómetros de extensão, entre o Cuima (Huambo) e Cussi (Huíla), 20 já se encontram asfaltados e outros 20 com a camada de base concluída.

O governante, que falava no acto central do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, em representação do Presidente da República, João Lourenço, decorrido sob o lema “4 de Abril, juntos pelo crescimento inclusivo do País”, lembrou que a província do Huambo tem uma rede rodoviária constituída por 14mil, 494,10 quilómetros de estradas, dos quais mil 398 de estradas nacionais e 13 mil e 96,1 de vias municipais.

Neste contexto, disse que o Executivo tem, entre outros desafios, a par da conclusão do troço Cuima/Cusse, a melhoria das condições do aeroporto Albano Machado e a optimização do Caminho-de-Ferro de Benguela para que se transforme na principal placa logística e de distribuição da zona Sul, em linha com o projecto da construção da Plataforma Logística, cuja primeira pedra foi colocada em Dezembro de 2023.

Afirmou que as estradas constituem um importante factor para a redução das assimetrias regionais, daí o Executivo ter em marcha o Plano de Salvação das Estradas, pois, se por um lado existe a necessidade de aumentar a produção agrícola, por outro faz-se necessário resolver os problemas das vias de comunicação, na medida em que todos os processos da economia são interdependentes.

Por este facto, disse, foram cadastradas e em fase de reabilitação vários troços de estradas que ligam o país, nomeadamente a estrada nacional 230, entre Malanje e Saurimo e as vias Saurimo/Dala e Desvio Lucapa-Saurimo, nas provínciais da Lunda-Norte e Lunda-Sul.

Deste processo, acrescentou, constam a reabilitação dos troços Luau-Marco 25 – Cazombo, na província do Moxico, Sanza Pombo/Cuito Pombo – Quimbianda –Buengas (Uige), Lucossa/Mpela –Noqui (Zaire) e Nzeto –Soyo (Zaire), que depois de concluidos poderão dar mais dinamizar a economia e tornar melhor a vida das famílias e das empresas.

Apelo contra vandalização dos bens públicos

Perante uma plateia constituída por membros do Executivo, dos órgãos de Defesa, Segurança e Ordem Interna, parlamentes, religiosos, autoridades tradicionais e a população em geral, o governante disse ser necessário que cada uma se assuma como campeão da paz.

Referiu que, apesar de todo o esforço do Executivo, “os inimigos do desenvolvimento nacional” continuam, de modo preocupante, a vandalizar os equipamentos construídos com suor de quadros nacionais e estrangeiros.

Disse tratar-se de cidadãos localizados, pois estão na família, na comunidade e, as vezes, nas igrejas e são conhecidos, daí a necessidade de serem denunciados nas autoridades policiais, para desencorajar tais actos que prejudicam a todos.

De modo particular, apelou aos órgãos da administração local do Estado a colocarem em funcionamento os Conselhos de Vigilância Comunitária, que devem funcionar nos termos da lei, de modo a prevenir o cometimento de crimes nas aldeias, vilas, bairros, cidades e municípios.

“Cada um de nós deve ser um agente de desenvolvimento nacional, um defensor da paz e da tranquilidade, um dinamizador da justiça e do progresso social. Sejamos campeões da paz nas nossas comunidades (…)”, rematou o governante.

O impacto da paz em Angola

Defendeu a necessidade de informar aos jovens o sofrimento que o país viveu durante os 27 anos de guerra, que tiveram como consequências a perda de milhares de vidas humanas e de outros recursos que seriam muito necessários para as tarefas que conduzem ao desenvolvimento.

“Precisamos dizer aos jovens que não testemunharam a guerra, que a Paz e a Independência Nacional são as maiores conquistas do povo angolano, as quais, por nenhuma razão, deixaremos de perder”, enfatizou.

Francisco Pereira Furtado, que destacou o facto de o Presidente da República, João Lourenço, ter sido indicado Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação África, disse que a construção de uma Angola pacífica e desenvolvida é uma missão de todos, independentemente, das suas convicções políticas, religiosas ou de qualquer índole.

Acrescentou que a importância da paz é reconhecida por todos os angolanos de bem, pois abre espaço para o desenvolvimento económico, social e humano, para além de permitir o estabelecimento e consolidação da democracia.

O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República ressaltou ser graças a paz que o país vai realizar o segundo Recenseamento Geral da População, no pós-independência e, desta vez, será realizado, também, o Censo Habitacional.

Disse ser uma acção muito importante para o Planeamento estratégico económico e social, pois segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), deve ser realizada de 10 em 10 anos.

Por esta razão, exortou a participação e a coloração de todos nas tarefas do Recenseamento Geral da População, fornecendo as informações ou os dados que lhes forem solicitados pelos recenseadores do Instituto Nacional de Estatística (INE)

O governante sublinhou, igualmente, que a paz permitiu realizar quatro pleitos eleitorais consecutivos, designadamente em 2008, 2012, 2017 e 2022.

O acto ficou marcado com a exibição de uma peça teatral sobre os ganhos paz, pelo colectivo de Artes Vozes D´África, assim como as canções dos grupos corais das Igrejas Evangélica Congregacional em Angola (IECA) e da Adventista do 7º Dia.

Animaram, igualmente, o acto decorrido no pavilhão multiusos Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, no interior da cidade do Huambo, os músicos Ivanilson e Edna Mateia, para além da demonstração de exibição de ginástica acrobática, do desfile das Forças Armadas Angolanas e apresentação de ofertas, como forma de agradecimento pelos ganhos da paz. ALH

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+