Luanda – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participa este domingo, em Kampala (Uganda), na trigésima cimeira de chefes de Estado e de Governo do G-77 mais China, em representação do Presidente da República, João Lourenço.
O encontro, que decorre sob o lema “Não Deixar Ninguém Para Trás”, foi aberto pelo chefe de Estado anfitrião, Yoweri Musseveni, que recebeu do Vice-Presidente da República de Cuba, Salvador Valdés Mesa, os simbolos da presidência anual do Grupo.
Na ocasião, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, destacou a importância do Grupo dos 77+China no contexto das Nações Unidas, por ser o principal promotor da cooperação Sul-Sul.
A trigésima cimeira de chefes de Estado e de Governo do G-77 mais China, que encerra na segunda-feira, adoptou a agenda de trabalho da organização, o relatório do presidente da Reunião de Altos Funcionários e o Documento Final da Terceira Cimeira do Sul.
O evento pretente imprimir uma nova dinâmica à cooperação entre os 134 Estados-Membros do Grupo dos 77+China, num mundo mais competitivo, visando impulsionar a cooperação Sul-Sul, nomeadamente nos domínios do comério, do investimento, do desenvolvimento sustentável, das alterações climáticas, da erradicação da pobreza e da economia digital.
O Grupo dos 77 (G-77) foi criado em 15 de Junho de 1964 por 77 países em desenvolvimento signatários da “Declaração Conjunta dos Setenta e Sete Países em Desenvolvimento”, emitida no final da primeira sessão da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (CNUCED), em Genebra.
É, actualmente, a maior coligação de países em desenvolvimento nas Nações Unidas, o que permite ao Grupo maior capacidade para o Sul articular e promover os seus interesses económicos colectivos e reforçar a sua capacidade de negociação conjunta em todas as grandes questões económicas internacionais no sistema das Nações Unidas, incluindo a cooperação Sul-Sul. DC