Luanda – O Ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria reafirmou hoje, terça-feira, em Luanda, o desejo de reforçar e consolidar a cooperação com o seu homólogo de Cuba e com as Forças Armadas Revolucionárias daquele arquipélago.
O desejo consta de uma mensagem assinada pelo titular da pasta, general João Ernesto dos Santos “Liberdade”, endereçada ao ministro cubano, General Leopoldo Cintra Frias, por ocasião do 26 de Julho, data em que se comemora o 69º aniversário do Assalto ao Quartel Moncada, Cuba, que hoje se assinala.
Segundo o texto, a cooperação vai continuar a incidir no âmbito da troca de experiências, particularmente na formação de quadros militares a todos os níveis capazes de superar os desafios actuais e futuros.
A celebração da vitória da Revolução Cubana de 1959, liderada por Fidel Castro, é sempre uma oportunidade para enaltecer o assinalável e importante triunfo que mudou os acontecimentos a favor do povo cubano, pelo que o ministro expressa sentimento de amizade e solidariedade que caracterizam as relações entre os dois povos, lê-se na mensagem.
A principal ocorrência que antecedeu a Revolução Cubana de 1959 foi o assalto ao Quartel Moncada, na província de Santiago de Cuba, em 26 de Julho de 1953.
A acção, liderada pelo então estudante Fidel Castro, tinha por objectivo entrar no quartel e pegar as armas que lá se encontravam para distribuir entre a população e iniciar uma acção para destituir o general Fulgência Baptista.