Luanda - Uma delegação do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria participa, de 20 a 24 deste mês, na 16ª edição da Exposição e Conferência Internacional de Defesa (IDEX) e na 7ª Exposição de Defesa Naval e Segurança Marítima (NAVDEX), que decorre nos Emirados Árabes Unidos.
Os eventos, onde a delegação angolana é liderada pelo ministro João Ernesto dos Santos, tiveram início em simultaneo esta segunda-feira, em Abu Dhabi, capital político-administrativa dos Emirados Árabes Unidos.
A decorrer sob alto patrocínio do Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, eles decorrem no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi (ADNEC) e nele estão representadas mais de mil e 350 empresas ligadas ao sector da Defesa e Segurança de 65 países.
Após a inauguração da Exposição e Conferência Internacional de Defesa (IDEX 2023) pelo Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan, o ministro João Ernesto dos Santos, acompanhado pelo Secretário de Estado para a Indústria Militar, Afonso Carlos Neto, e do embaixador de Angola neste país, Albino Malungo, visitou vários pavilhões onde estão perfiladas empresas que estão a apresentar produtos e tecnologias recentes na indústria de defesa.
Para amanhã, a delegação angolana tem agendado vários outros encontros com empresas que oferecem a oportunidade de estabelecer parcerias com Angola.
A IDEX-2023 é uma das exposições de defesa mais significativas do mundo e a maior da região do Médio Oriente.
A participação de empresas no certame deste ano representa um aumento de 10% em relação à sessão anterior e um incremento de 200% em relação à primeira edição.
Além disso, o número de pavilhões nacionais aumentou para 41, marcando uma taxa de crescimento de 17% em comparação com a edição anterior.
A conferência decorre sob tema central: "Adaptação, Exploração, Transformação: Reimaginar a Segurança, a Sociedade e a Experiência Humana numa era de Perturbação".
Nela, estão incluídos acesos debates nos vários painéis com a participação de líderes, decisores, peritos e especialistas internacionais.
Na Exposição de Defesa Naval e Segurança Marítima (NAVDEX) perfilam vários navios de sete países, nomeadamente, Paquistão, Bahrein, Reino Unido, Itália, China, Índia e dos Emirados Árabes Unidos.