Menongue - O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, reiterou, esta quarta-feira, a preparação combativa das Forças Armadas Angolanas (FAA), tendo em vista a salvaguarda da independência nacional e a integridade do Estado angolano.
O ministro João Ernesto dos Santos fez este pronunciamento na reunião orientado pelo Comandante-em-Chefe das FAA, João Lourenço, com os chefes militares dos três ramos, designadamente o Exército, Força Aérea Nacional e a Marinha de Guerra.
O governante destacou que o exercício de manobra táctica de brigada é uma demonstração do cumprimento das indicações metodológicas e de organização sobre a preparação operativa, combativa e educativa patriótica das FAA.
“É com muito entusiasmos que as chefias militares, em representação de todo o efectivo das FAA, leais à República de Angola, ao povo e ao poder político e democrático instituídos, acolhe o Comandante em Chefe para ouvir as orientações face aos actuais e futuros desafios à segurança nacional do Estado angolano”, sublinhou.
João Ernesto dos Santos sustentou que estas orientações estão em alinhamento ao pressuposto Constitucional, que visa a garantia da salvaguarda da independência e soberania nacionais e da integridade territorial do Estado democrático de Direito, da liberdade, da defesa do território.
O ministro realçou que esta estratégia, em prol da defesa do território nacional, salvaguarda da sabedoria, entre outros desafios, é contra quaisquer ameaças e riscos, assim como a realização da cooperação para o desenvolvimento nacional e a contribuição para a paz e segurança internacional.
No encontro, que juntou oficiais superiores, superiores, subalternos, entre outros efectivos, dos três ramos das Forças Armadas Angolanas, na cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, foram avaliados os vários assuntos e desafios dos militares nos distintos níveis. ALK/JSV/VM