Luanda – O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, felicitou, este sábado, o Exército, um dos principais ramos das Forças Armadas Angolanas (FAA) pelo 17 de Dezembro, data em que assinala o seu 31 aniversário.
Numa nota de imprensa chegada hoje à ANGOP, o ministro João Ernesto dos Santos apresentou as calorosas e fraternais felicitações pela data, referindo ser justo reconhecer e enaltecer a bravura e o heroísmo dos seus valorosos combatentes.
Estes, acrescenta, nos momentos mais desafiantes da história do país, “já mais claudicaram na defesa e preservação do nosso território e da independência nacional, da paz e reconciliação nacional, e do normal funcionamento das instituições democráticas”.
Acrescenta que, diante dos desafios do presente e do futuro, os efectivos são chamados a redobrarem o engajamento nas acções em torno do exigente processo de reestruturação, redimensionamento e reequipamento em curso, demonstrando elevados níveis de profissionalismo e capacidade de readaptar a estrutura organizacional das FAA, em geral e do ramo do Exército, em particular, ao contexto político, económico e social vigente.
Por este facto, refere o ministro na nota, os efectivos devem continuar a melhorar, progressivamente, os níveis de disciplina, prontidão combativa, operativa e de educação patriótica, para que sob a direcção do Poder Político, democraticamente instituído, e do Comando Superior das Forças Armadas Angolanas, estejam a altura das suas responsabilidades na defesa e salvaguarda do espaço terrestre nacional.
Ao concluir reafirmou os redobrados êxitos no cumprimento da difícil, mas nobre, missão de defender o território nacional.