Luena – O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade” inspeccionou, este fim-de-semana, os trabalhos de desminagem em curso na Estrada Nacional (EN250), no percurso Luena/Luau, na província do Moxico.
Em declarações à imprensa, neste domingo, no final de sua agenda de trabalho, o dirigente destacou os trabalhos que estão a ser desenvolvidos pelas brigadas de desminagem, afirmando que estão a cumprir com os propósitos do Governo.
Conforme o ministro, que constatou o andamento dos trabalhos nos municípios do Léua, Cameia, Lucano Luau e Alto Zambeze, regiões atreladas ao "Corredor do Lobito", o Executivo mantém o compromisso de "tudo fazer" para que o programa do Governo para o período 2022/2027 seja satisfatório, principalemente na desminagem das principais vias do país.
Além das estradas nacionais, o trabalho de desminagem, continuou, está a ser feito nos traçados onde serão implementados "projectos energéticos e de água, bem como de outras infra-estruturas sociais".
Dados do Ministério Obras Públicas, Urbanismo e Habitação apontam que a província do Moxico conta com mil e 20 quilómetros de estradas aprovadas para a construção, até 2027, dos quais perto de 500 estão em obras.
Entre os projectos em construção, destaca-se a obra da Estrada Nacional 250, no percurso Luau/Luacano e Cameia, com 156 quilómetros, a cargo da empresa Afavias, orçado em mais de 183 biliões de kwanzas, bem como o troço Marco25 (Luau)/Cazombo, município do Alto Zambeze, com 192 quilómetros de distância.
A província do Moxico possui apenas menos de 600 quilómetros asfaltados dos três mil e 447 que compõem a malha rodoviária.
A região é composta por nove municípios, nomeadamente, Moxico (sede), Camanongue, Léua, Cameia, Luacano, Luau, Alto Zambeze, Bundas e Luchazes e é habitado por mais de um milhão de pessoas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). TC/YD