Luanda - O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátrias, João Ernesto dos Santos, iniciou esta segunda-feira, na cidade do Cairo, uma visita oficial de 72 horas, enquadrada no reforço da cooperação entre Angola e o Egipto, no domínio da defesa e segurança.
À sua chegada, o governante angolano recebeu cumprimentos do ministro-adjunto da Defesa para a Guarda-Fronteira, Comandos e ex-Combatentes e Veteranos, e Desenvolvimento do Sinai, Emad Abdel Kader, do embaixador de Angola no Egipto, Nelson Cosme, entre outras individualidades.
De acordo com uma nota de imprensa, a agenda ministerial reserva diferentes momentos, sendo o ponto mais alto a assinatura de um acordo de cooperação.
Estão previstas visitas ao Ministério da Produção Militar, à fábrica para as indústrias desenvolvidas, o departamento de veículos do complexo das indústrias de engenharia, ao monumento do falecido Presidente Anwar Al-Sadat, homenagem ao soldado desconhecido, e visita à Casa da Autoridade dos Assuntos Financeiros das Forças Armadas.
Entre outros sítios de interesse, está igualmente agendada uma visita ao Museu Nacional de Civilização do Egipto, monumento com acervo de 50 mil artefatos que conta a história da civilização egípcia do período pré-histórico ao actual.
As relações de cooperação político-diplomáticas entre ambos os países foram formalizadas a 26 de Março de 1987, por via da assinatura, em Luanda, do Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnica.
Os dois Estados cooperam e estão a incrementar a cooperação em domínios como Economia, Comércio e Indústria, Educação, Ensino Superior e Formação Técnico-profissional, Energia e Águas, Banca e Finanças, Agricultura e Pescas. VIC