Luanda - O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, felicitou sexta-feira a Marinha de Guerra Angolana (MGA) pelo 45º aniversário da sua criação, que hoje (10 de Julho) se assinala.
Em nota, o ministro considera que a celebração ocorre num momento desafiante para a humanidade, em consequência da pandemia da Covid-19.
Apesar disso, entende que o elevado nível de organização e disciplina da MGA resultarão num bom desempenho das suas atribuções relativas à defesa do espaço marítimo e das águas fluviais, salvaguardando a inviolabilidade da Soberania Nacional.
Por outro lado, realça o processo de redimensionamento e reequipamento em curso nesse ramo da Forças Armadas Angolanas (FAA).
Ministro lamenta morte de tenente-general zimbabweano
Ainda sexta-feira, o ministro João Ernesto dos Santos lamentou a morte, por doença, do tenente-general Edzai Absalom Chimonyo, ex-comandante do Exército Nacional do Zimbabwe, ocorrida em Harare a 8 deste mês.
Numa nota de condolências, o governante angolano sublinha que o malogrado foi um combatente com "destemida e exemplar participação na Luta de Libertação Nacional" do Zimbabwe, país membro da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, tal como Angola.