Luanda – O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, felicitou, nesta quinta-feira, a Força Aérea Nacional (FAN) pelo 46º aniversário da fundação deste ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA), a assinalar-se sexta-feira (21).
Na mensagem, João Ernesto dos Santos sublinha o facto de a FAN ter resistido às transformações decorrentes dos Acordos de Bicesse de 1991, que visavam a criação de um exército único.
Segundo o ministro, a comemoração da data acontece num momento em o país enfrenta outras variantes da pandemia da Covid-19, pelo que apelou à vacinação massiva, a fim de conter a progressão da doença.
No quadro do processo de reestruturação, redimensionamento e reequipamento das FAA a Força Aérea Nacional vem sendo equipada, para que esteja pronta a superar os desafios do presente e do futuro.
O governante exortou, na mensagem, os membros da FAN a engajarem-se na instrução, preparação combativa, operativa e educativa-patriótica, tendo em vista um melhor desempenho.
A FAN foi fundada a 21 de Janeiro de 1976, pelo Presidente Agostinho Neto.