Luanda - O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, felicitou esta sexta-feira as Forças Armadas Angolanas (FAA), por ocasião do 30º aniversário da sua fundação, a celebrar-se sábado.
Em nota, João Ernesto dos Santos considera a data um "acontecimento de extrema importância, pois significa a assumpção da idade adulta" das Forças Armadas Angolanas.
O governante sublinhou o facto de as FAA terem sobre si "enormes responsabilidades" no contexto da segurança e defesa nacionais do Estado angolano.
Segundo João Ernesto dos Santos, trata-se de pressupostos inegociáveis na relação com os demais agentes do cenário político internacional de que o Estado angolano é parte integrante.
No documento, o ministro destacou também o contributo das Forças Armadas Angolanas no combate à Covid-19 e de outras doenças oportunistas.
As FAA foram criadas a 09 de Outubro de 1991.
A institucionalização das FAA tem como base os Acordos de Bicesse (Portugal), rubricados em 1991, entre o Governo angolano e a UNITA, ao abrigo do qual seriam fundidas as Ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), Exército Governamental, e as extintas Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), então componente militar da UNITA.