Huambo – O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, exortou, este sábado, o efectivo da Região Militar Centro (RMC) a prestar maior apoio no processo de consolidação da estrutura organizacional e funcional das Forças Armadas Angolanas (FAA).
O governante falava no acto de apresentação, ao efectivo desta sector castrense, que abrange as provinciais de Benguela, Bié, Cuanza Sul e Huambo (quartel-general), do novo Chefe do Estado Maior General das FAA, general de aviação Altino Carlos José dos Santos, nomeado e empossado em Janeiro último.
Durante o acto, decorrido na cidade do Huambo, o ministro defendeu a necessidade do efectivo desta da Região Militar Centro prestar o apoio necessário ao CEMG-FAA no cumprimento da sua missão, visando o alcance dos objectivos preconizados.
“Exorto-vos a prestar todo apoio e colaboração que necessitar a chefia do Estado Maior General das FAA para que possa continuar, com êxito, e assegurar a condução no processo de consolidação da estrutura organizacional e funcional do órgão militar do país”, disse o governante.
Estas acções, segundo João Ernesto dos Santos “Liberdade”, deverão ser cumpridas em obediência e em conformidade com a directiva do Presidente da República, na qualidade de Comandante-em-Chefe, que visa a reestruturação, redimensionamento e reequipamento das FAA com tarefas em curso e métodos a adquirir em tempo útil.
Na ocasião, o ministro considerou o general de aviação Altino dos Santos como um profissional político-militar, com trajectória, experiência e formação académica, técnica militar à altura dos desafios do órgão castrense.
Por sua vez, o Chefe do Estado Maior General das FAA, general de aviação Altino Carlos José dos Santos, fez saber que as Forças Armadas Angolanas se encontram empenhadas no processo de reestruturação, modernização e reequipamento para fazer face a qualquer desafio onde o factor homem constitui a principal prioridade.
Nesta conformidade apelou aos militares dos distintos ramos do órgão castrense para continuarem a assumir as suas responsabilidades na execução do programa de preparação operativa, combativa e educativo-patriótica, a julgar pela posição geográfica privilegiada de Angola a nível do continente africano, onde prevalecem um conjunto de fogos de tensão e instabilidade militar que requer o permanente acompanhamento e atenção.
Neste particular, destacou o facto de o país ter assumido a presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), durante a 4ª conferência dos Chefes de Estado e de Governo dos países membros.
Ao dirigir-se ao efectivo da RMC recomendou a necessidade de assumir um papel da vanguarda na observância da disciplina e do cumprimento dos valores patrióticos que caracterizam as FAA.
O general de aviação reiterou o contínuo combate das práticas contrárias à deontologia militar, sobretudo, a exposição negativa nas plataformas digitais, com a responsabilização dos seus eventuais autores, para que sejam desencorajados tais actos.
Nomeado chefe do Estado-Maior General das FAA em Janeiro do corrente ano, por Decreto Presidencial, o general de aviação Altino Carlos José dos Santos já exerceu as funções de chefe da direcção Principal de Planeamento do Estado-Maior das FAA e de Comandante da Força Aérea Nacional.
Antes da sua apresentação ao efectivo da Região Militar Centro, em acto testemunhado pela governadora do Huambo, Lotti Nolika, foi apresentado aos membros do Governo da província.
Actos semelhantes já foram realizados nas regiões militares de Cabinda, Norte e Leste. Depois do Huambo, a delegação seguiu para a província da Huíla para proceder o mesmo acto a nível da Região Sul. VKY/ALH