Luanda - O ministro do Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, enalteceu esta terça-feira, em Luanda, o desempenho do Exército, por estar sempre à altura das suas responsabilidades no contexto da segurança e defesa do país.
Numa nota de felicitações pelo 33º aniversário desta instituição castrense, que se assinala esta terça-feira, o governante referiu que a comemoração é um bom motivo para a reflexão em torno do somatório dos anos de existência, bem como o impacto das suas acções.
De acordo com o documento, o Executivo continua empenhado na mobilização de recursos necessários para a melhoria das condições de trabalho e de aquartelamento do efectivo do Exército, particularmente das regiões militares Nordeste, Sudeste e Médio Cuanza, recentemente criadas.
Exortou os militares a engajarem-se nos processos inseridos, com prioridade para a reestruturação, o redimensionamento e o reequipamento em curso, sem perder de vista o adestramento permanente.
O ministro apelou igualmente ao dever de missão e à superação dos níveis alcançados nos processos de instrução, pois só assim os efectivos estarão à altura das responsabilidades da defesa do espaço terrestre nacional e das regiões geopolíticas e geoestratégicas de que Angola é parte integrante.
O Exército, a Força Área Nacional e a Marinha de Guerra Angolana são os três ramos das Forças Armadas Angolanas (FAA), resultantes da fusão entre militares das extintas FAPLA (Governo) e das FALA (UNITA), no âmbito dos Acordos de Paz de Bicesse (Portugal), rubricados no dia 31 de Maio de 1991. VIC