Luanda – O ministro das Comunidades de Cabo-Verde, Jorge Pedro Maurício Santos, chegou, esta terça-feira, a Angola, para o reforço da cooperação entre os dois países nos mais variados domínios.
De acordo com a encarregada de Negócios da Embaixada cabo-verdiana em Luanda, Fernanda Fernandes, durante a visita, de 27 deste mês a três de Julho, o governante vai aproveitar a oportunidade para avaliar a cooperação bilateral e reforçá-las, conforme o interesse dos compatriotas em território angolano.
Jorge Santos prevê, também, apresentar o recém-criado Decreto Presidencial que oferece, de forma gratuita, a nacionalidade de cidadão do arquipélago aos migrantes e descendentes em África.
Durante a missão no país, disse, o governante cabo-verdiano vai reunir-se com entidades oficiais angolanas, estando previsto, na manhã de quarta-feira, encontros com o primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca, e com o ministro do Interior, Eugénio Laborinho.
Na quinta-feira, a agenda reserva encontro com o ministro da Justiça, Marcy Lopes, com a Direcção da AIPEX (Agência de Investimento Privado e Promoção de Exportações de Angola), seguindo-se uma visita guiada à Universidade Gregório Semedo, em Luanda.
Já na sexta-feira, Jorge Pedro Maurício Santos reúne com o governador de Luanda, Manuel Homem, seguindo, no sábado, para Benguela, onde será recebido pelo governador local, Luís da Fonseca Nunes, participando depois de uma confraternização com a "comunidade criola" naquela província.
Domingo, penúltimo dia da visita, participa numa missa na Paróquia do São Paulo, Sambizanga, em Luanda, juntamente com cabo-verdianos e descendentes, bem como na 2ª edição da “Feira das Ilhas”, também na capital do país, com vista a divulgar a amizade, cultura, gastronomia e outros hábitos e costumes dos povos das ilhas cabo-verdianas.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o ministro das Comunidades cabo-verdianas, Jorge Pedro Maurício Santos, foi recebido pela encarregada de Negócios da Embaixada de Cabo Verde em Angola, Fernanda Fernandes, e membros da missão diplomática.
Angola e Cabo Verde mantêm excelentes relações bilaterais e integram comummente várias organizações, designadamente os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a União Africana (UA), dentre outros internacionais onde concertam ideias e posições a tomarem a favor dos seus povos.JD/MDS