Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, reuniu-se esta quarta-feira, em Nova Iorque, com a subsecretária-geral da ONU para os Assuntos Políticos e de Consolidação da Paz, Rosemary DiCarlo, com quem abordou o Processo de Luanda e a presidência angolana da União Africana (UA).
Conforme uma nota de imprensa, enviada à ANGOP, Rosemary DiCarlo elogiou os esforços de mediação de Angola para desanuviar a tensão no Leste da República Democrática do Congo (RDC) e manifestou disponibilidade em apoiar Angola nesse engajamento.
Por outro lado, Téte António, em visita de trabalho desde segunda- feira nas Nações Unidas, manteve um encontro de trabalho com a representante permanente de El Salvador, Egriselda López.
A ocasião serviu para abordar formas de reforçar a cooperação bilateral e a possibilidade da realização de uma reunião de consultas políticas no segundo semestre de 2025.
No segundo e último dia da visita, o ministro angolano reuniu-se também com o representante permanente de França na ONU, Nicolas de Rivière.
Por outro lado, Téte António recebeu, em audiência, Zénon Ngay Mukongo embaixador da República Democrática do Congo nas Nações Unidas.
Durante o encontro as duas entidades abordaram o Processo de Luanda para a paz no Leste da RDC e a agenda da Presidência de Angola da União Africana que começa a 15 de Fevereiro de 2025.
O ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, realizou, durante 48 horas, uma visita de trabalho na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. VIC