Luanda - A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, destacou, este sábado, a serenidade com que o ex-Presidente José Eduardo dos Santos tratava as questões do país.
Em declarações à imprensa, à margem do velório de José Eduardo dos Santos que decorre na Praça da República, Carolina Cerqueira afirmou que o ex- Presidente da República destacou-se, igualmente, como um homem amante da cultura e do desporto.
Carolina Cerqueira referiu que José Eduardo dos Santos foi um homem com fortes convicções religiosas, tendo se destacado pelo seu sentido humano.
Por seu turno, o cônego Apolónio Graciano apontou o facto de José Eduardo se ter destacado como um verdadeiro homem de paz.
O religioso aproveitou a ocasião para apelar ao povo para manter a serenidade.
José Eduardo dos Santos faleceu em Barcelona, Reino de Espanha, a 8 de Julho.
O acto fúnebre, marcado para o período da manhã de domingo, 28 (dia em que completaria 80 anos de idade), contará com a presença de 21 individualidades estrangeiras, entre Chefes de Estado e de Governo africanos e de Portugal.
Para as exéquias do antigo Chefe de Estado angolano estão em Luanda, dentre outras entidades, José Maria Pereira Neves, Presidente de Cabo Verde, Carlos Vila Nova, Presidente de São Tomé e Príncipe, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal, Filipe Nyusi, de Moçambique, Danis Sassou Nguesso, da República do Congo, Emmerson Mnangagwa, do Zimbabwe, Umaro Sissoco Embalo, da Guiné-Bissau, e Jorge Lopes Bom Jesus, Primeiro- Ministro de São Tomé e Príncipe.
José Eduardo dos Santos morreu aos 79 anos, no passado dia 8 de Julho, num hospital de Barcelona, onde estava internado desde 23 de Junho após uma paragem cardíaca.
Dos Santos chegou ao cargo de Presidente da República em Setembro de 1979, na sequência da morte de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, e esteve em funções durante 38 anos (até 2017), até ser sucedido por João Lourenço.