Luanda - A ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, considerou, este sábado, em Luanda, histórica a realização do Fórum de Alto Nível das Mulheres para a Região dos Grandes Lagos e o continente de maneira geral.
No encerramento do evento, disse que o mesmo permitiu debater de forma intensa vários assuntos, trocar experiências e reafirmar a necessidade da participação das mulheres no processo de paz e segurança nacional de forma efectiva.
Disse terem marcado no fórum, um passo crucial para paz, sendo que vão conseguir dinamizar e passar da aspiração a realidade.
Agradeceu o Presidente João Lourenço pela confiança depositada para que a província de Luanda acolhesse este fórum coadjuvado pela União Africana.
A seu ver o sucesso do fórum será medido nos resultados práticos do pós-fórum.
Disse estarem seguras de que a determinação das mulheres vai permanecer e reverter a situação difícil que conduz ao atraso e impede o desenvolvimento e a prosperidade dos povos da região.
Ressaltou que as mulheres conseguiram superar obstáculos e são a força motriz para uma África próspera, una e indivisível, pelo que deseja que as sementes lançadas para o fim do conflito armado, cresça e transforme os povos.
Referiu que com o fórum escreveram uma página muito importante na história do contributo das mulheres da região, para construção da paz e pelo privilégio de terem conseguido reunir as principais protagonistas do continente africano. SJ/VIC