Luanda - O Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria lamentou, esta segunda-feira, em Luanda, o passamento físico do nacionalista Henrique de Carvalho Santos “Onambwe“, ocorrido domingo, em Portugal.
Na mensagem de condolências, enviada à ANGOP, refere que o malogrado foi um nacionalista Político e Militar que muito cedo abraçou a Luta de Libertação Nacional, destacando-se pelo fervor patriótico.
Destaca o alto sentido de responsabilidade do general reformado e o espírito de missão, tendo contribuído na conquista e preservação da independência, da integridade territorial, da paz, unidade e reconciliação nacional e pelo normal funcionamento das instituições democráticas.
"Ao longo da sua carreira político-militar, desempenhou vários cargos na hierarquia militar e no aparelho governativo, com destaque para os de Adjunto do Comando da Sub-Região Norte da 3ª Região Militar e comandante de Coluna, secretário de Estado do Interior do Governo de Transição, Secretário de Estado e ministro da Indústria, e director Adjunto da ex-Direcção de Informação e Segurança de Angola (DISA)“, lê-se no documento.
A nota, assinada pelo ministro de tutela, João Ernesto dos Santos "Liberdade“, apresenta a família enlutada sentidos pêsames, pelo infausto acontecimento. VIC