Luanda - O ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria manifestou, esta quarta-feira, profunda consternação pelo falecimento dos brigadeiros Victorino Venâncio Kasseia “ Veja – bem” e José Alberto Nelson Limuqueno, ocorridos nos dias 12 e 13 do corrente mês, respectivamente.
Em notas de condolências rubricadas pelo titular da pasta, João Ernesto dos Santos “ Liberdade”, refere que o brigadeiro Victorino Venâncio Kasseia “ Veja – bem” exercia as funções de comandante do Campo Militar do Grafanil, tendo sido vítima de acidente de viação, ocorrido na província da Huíla.
Realça que o brigadeiro “ Veja –bem” foi um militar da geração dos jovens que em 1974, voluntariamente, integrou o movimento revolucionário da luta armada pela conquista e preservação da Independência nacional, da integridade territorial da unidade, paz e reconciliação nacional.
Notabilizou-se no exercício de vários cargos da hierarquia militar, tanto das então FAPLA, como das Forças Armadas Angolana (FAA), sendo que até presente data vinha exercendo o cargo de comandante do Campo Militar do Grafanil, em Luanda.
Numa outra missiva, dá conta que o brigadeiro na reforma José Alberto Nelson Limuqueno, falecido a 13 de Setembro por doença, foi um militar valente e destemido que, muito cedo disponibilizou-se ao processo da luta armada pela conquista e preservação da independência nacional.
Realça igualmente o facto de ter exercido vários cargos nas ex-FAPLA, com destaque para o de comissário político - adjunto da 3ª Região Militar.
Por estes facto, manifestou, o seu profundo pesar pelo desaparecimento físico destes oficiais generais.