Luena – O ministro do Interior, César Laborinho, disse, esta quarta-feira, no Luena, província do Moxico, que está em curso um plano de formação e melhorias das infra-estruturas técnicas e tecnológica, com vista à renovação e modernização do sector.
Em declarações à imprensa, no quadro da inauguração da Cadeia do Boma, infra-estrutura localizada a 30 quilómetros a leste do Luena, com capacidade para albergar 816 reclusos, disse que a ideia é apostar mais nas formações e meios para a permanente modernização dos sectores deste departamento ministerial.
Sobre a situação de segurança pública no país, reiterou que é estável, mas que se precisa aumentar o número de efectivos para melhor controlo da criminalidade, num país com cerca de 33 milhões de habitantes, 11 dos quais residem na capital (Luanda).
Reconheceu que o fenómeno do desemprego e outras condições sociais têm proporcionado a criminalidade no país, tendo desencorajado tais práticas, garantido por outro lado que a polícia vai continuar a manter a ordem e a segurança pública.
Além da cadeia do Boma, a maior da Região Leste do país, construída numa área total de 24 mil metros quadrados, Eugénio Laborinho inaugurou igualmente, uma estrutura dos Serviços de Investigação Criminal (SIC), um centro médico da Polícia, e o Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros. MT/TC/YD