Dundo – A segurança na fronteira entre Angola e a República Democrática do Congo (RDC), através da província da Lunda Norte, foi reforçada com mais agentes dos diversos órgãos do Ministério do Interior (Minint), com vista a evitar a entrada e saída ilegal de pessoas durante a quadra festiva.
A província da Lunda Norte partilha uma fronteira com a RDC, com uma extensão de 770 quilómetros, sendo 650 terrestre e 120 fluvial.
Através da Lunda Norte, os imigrantes ilegais adoptam várias formas para entrar no território angolano, sendo a utilização de “caminhos fiotes” a principal táctica.
Conforme o delegado provincial do Interior na Lunda Norte, Alfredo Quintino “Nilo”, o reforço de agentes na fronteira com a RDC visa igualmente tornar eficaz o combate ao contrabando de combustível, que aumentam neste período do ano.
Por outro lado, informou que mais de cinco mil agentes estão em prontidão para garantir segurança e tranquilidade a população, em toda província, sublinhando que as forças irão direccionar a sua acção nos pontos considerados “negros” (bairros Samacaca, mercado do Canunguna, Caxinde e a ponte do Mandandji”.
Apelou a população no sentido de colaborar com as autoridades, denunciando os perturbadores da ordem pública.