Caxito – O Ministério do Interior está a realizar uma recontagem dos seus quadros e efectivos para definir melhor as necessidades em termos de recursos humanos, revelou hoje, sábado, na província do Bengo, o ministro Manuel Homem.
Em declarações à imprensa no final da visita a província do Bengo, Manuel Homem referiu que assim que terminar essa recontagem vão trabalhar com o Ministério das Finanças sobre a disponibilidade financeira para a realização de novos ingressos.
Ressaltou que o Minint necessita de mais efectivos em todo o país e está a fazer a gestão financeira possível para gradualmente ir colmatando essas necessidades.
O ministro anunciou que o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros será reequipado nos próximos dias para permitir uma maior mobilidade e operacionalidade deste órgão.
Já o laboratório regional do Serviço de Investigação Criminal Bengo, que tem falta de reagentes, verá ultrapassado o problema com a aquisição desses produtos e outros materiais importantes para o seu normal funcionamento.
Quanto ao Centro integrado municipal de atendimento ao público do Dande, paralisado há dois anos, mas com um grau de execução física de 95 por cento, o ministro disse haver necessidade do reequilíbrio financeiro para que possa ser concluído.
Afirmou que compromisso com o empreiteiro está firmado e a partir da próxima semana as equipas do Minint estarão a dar seguimento as etapas para o normal arranque das obras de conclusão.
“As garantias que tivemos do empreiteiro e do acordo que o Minint assumiu é de concluir a obra dentro de três meses. O mais importante é concluirmos essa obra que muito faz falta à actividade do Minint aqui na província e espero voltar ao Bengo muito em breve para inaugurar essa infraestrutura”, disse. CJ/PA