Ondjiva - O delegado do Interior na província do Cunene, comissário António Leitão Ribeiro, orientou, nesta sexta-feira, o efectivo a reforçar a vigilância nas fronteiras com a República da Namíbia, para combater a imigração ilegal.
A província do Cunene partilha 460 quilómetros de fronteira com a República da Namíbia, sendo 340 terrestre e 120 fluvial, usada por nacionais e estrangeiros, em alguns casos com intenções nocivas à segurança pública.
Num acto de imposição de patentes aos efectivos dos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) e Penitenciário (SP) recomendou aos patenteados a procederem com rigor a fiscalização dos imigrantes ilegais, que a todo custo tentam cruzar a fronteira, sobretudo nesta época da pandemia da Covid-19.
Disse que as acções de fiscalização devem ser conjuntas com os efectivos da Polícia de Guarda Fronteira, de modo a garantir a inviolabilidade do território nacional e tornar o país mais seguro.
“É preciso que os efectivos estejam mais disponíveis e dedicados, para cumprirem com responsabilidade as suas tarefas, garantindo a inviolabilidade da fronteira e o combate activo à criminalidade”, frisou.
O oficial recomendou igualmente aos efectivos do Serviço Penitenciário no sentido de continuarem empenhados na humanização das cadeias, visando a reabilitação dos presos para a sua posterior reintegração social de forma harmoniosa.
Apesar do processo de reeducação na penitenciária do Peu-Peu ser satisfatória, lembrou a necessidade dos efectivos cumprirem o dever, observando as normas e os critérios castrenses estabelecidos.
Durante o acto, foram patenteados 50 efectivos recentemente promovidos aos graus de superintendente-chefe de migração, inspector de migração, sub-chefe prisional de terceira e segunda classes.
Encerrada no quadro das medidas de prevenção contra a Covid-19, a fronteira Angola/Namibia regista, em situação normal, uma média semanal de doze mil movimentos migratórios.
Actualmente, os postos fronteiriços de Santa Clara e Calueque registam a entrada e saída de 150 camiões em média por semana.