Cacuaco - O Ministério do Interior perspectiva, para os próximos tempos, a construção de um novo Laboratório Central de Criminalística, com vista a melhorar as condições de trabalho dos efectivos desta área específica, informou esta sexta-feira, o titular do sector, Manuel Homem.
Em declarações à imprensa, no final da visita efectuada às instalações do SIC-GERAL, com o objectivo de avaliar as condições de trabalho deste órgão afecto ao seu pelouro, o governante reconheceu que é preciso melhorar as condições de trabalho nos laboratórios de investigação criminal.
Afirmou que a ideia é modernizar estes serviços, porque nos dias de hoje fazem investigação criminal em laboratórios de diferentes tipos, sobretudo, voltados para a investigação forense no domínio das tecnologias, biologia molecular, química e outras áreas.
Na sua óptica, o trabalho de investigação criminal deve ser realizado com provas materiais e não suposições, onde os laboratórios de criminalística são determinantes para avaliação desta actividade.
Disse que o sector está a trabalhar para encontrar soluções transitórias de modo a poder realojar os efectivos, e proporcionar melhores condições, bem como iniciar um programa de normalização do projecto existente da construção de novas instalações do SIC-GERAL na província de Luanda.
Manuel Homem confirmou que já existe um projecto e locais identificados dentro dos espaços atribuídos ao ministério nos municípios de Cacuaco, Kilamba Kiaxi e Belas.
Quanto aos supostos casos de efectivos com má conduta, o ministro justificou que o SIC é uma instituição que funciona com base no princípio da integridade e é de bem. Aqueles que estiverem envolvidos em acções fora das normas do órgão serão sancionados para a correcção.Dj/ART