Luanda – A modernização tecnológica constitui uma das principais apostas do Ministério do Interior (MININT) para fazer face às constantes mutações do sector, sem descurar a formação do capital humano, afirmou esta segunda-feira, em Luanda, o titular da pasta, Eugénio Laborinho.
O ministro, na abertura das festividades do 45º aniversário do Ministério de tutela, acrescentou que essas nuances são fundamentais no combate à criminalidade em função dos cenários tristes que se observam, apesar do trabalho de investigação e captura dos criminosos se afiguram ainda entre os principais desafios.
Para tal, disse, estão a ser edificadas várias infra-estruturas a nível do país, bem como se prevê a inauguração de unidades policiais de diversos órgãos do MININT, dando resposta às exigências que se impõe.
De acordo com o ministro, outro desafio prende-se com "um policiamento mais aturado, mais paciente, mais inteligente, trabalhando com a população no sentido de aumentar o nível de colaboração e de denúncia".
Por outro lado, o responsável ressaltou que no combate a violência sexual, onde na maioria das vezes é praticado por pessoas próximas, aproveitando-se da ausência dos progenitores para consumar o acto, os órgãos competentes serão implacáveis no seu devido tratamento.
Eugénio Laborinho reconheceu que durante os 45 anos de existência, o pelouro cumpriu com um leque de tarefas, mas ainda faltam muitas a desenvolver.
No seu entender, deve-se fazer um trabalho aturado em colaboração com a população, através de um espírito de denúncias, pois não se deve ter um criminoso a conviver com pessoas de bem.
Nesta conformidade, disse que o MININT continua a trabalhar através dos seus órgãos, sobretudo os serviços penitenciários, os de protecção civil e bombeiros e de migração estrangeiros para que, de facto, garantam a segurança pública da população.
O programa das comemorações dos 45 anos de institucionalização do Ministério do Interior, no qual, dentre várias actividades agendadas, constam inaugurações de diversas infra-estruturas que vão servir os demais departamentos que compõem o ministério.
Sob o lema "MININT, 45 anos, com a experiência do passado reforcemos a unidade e o profissionalismo na garantia da ordem e segurança públicas", está prevista a inauguração do Estabelecimento Penitenciário do Boma, o edíficio Sede da Direcção Provincial do SIC, o Quartel dos Bombeiros e o Posto Médico da Polícia Nacional, todos na Província do Moxico, assim como delegações municipais do MININT em Cambambe, Malanje, Cacuso, Lobito, Benguela e Saurimo.
O MININT que comemora 45 anos da institucionalização a 22 de Junho vai ainda realizar actividades culturais, desportivas, educação patriótica para conferir mais simbolismo a efeméride.
O Ministério do Interior, abreviadamente designado por "MININT" é o órgão do Estado angolano que tem por missão propor, formular, coordenar, executar e avaliar a política do Executivo angolano em matéria de ordem interna e segurança pública.
Cabe a este Departamento ministerial assegurar a inspecção e a fiscalização da actuação e desenvolvimento da administração da Polícia Nacional, do Serviço de Investigação Criminal, Serviço de Migração e Estrangeiros, Serviço Penitenciário e Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, com vista a garantir a ordem, segurança e tranquilidade públicas. MGM/VIC