Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

MININT aposta na modernização tecnológica do sector 

     Política              
  • Luanda • Terça, 11 Junho de 2024 | 12h15
Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho
Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – A modernização tecnológica constitui uma das principais apostas do Ministério do Interior (MININT) para fazer face às constantes mutações do sector, sem descurar a formação do capital humano, afirmou esta segunda-feira, em Luanda, o titular da pasta, Eugénio Laborinho.

O ministro, na abertura das festividades do 45º aniversário do Ministério de tutela,  acrescentou que essas nuances são fundamentais no combate à criminalidade em função dos cenários tristes que se observam, apesar do trabalho de investigação e captura dos criminosos se afiguram ainda entre os principais desafios.

Para tal, disse, estão a ser edificadas várias infra-estruturas a nível do país, bem como se prevê a inauguração de unidades policiais de diversos órgãos do MININT, dando resposta às exigências que se impõe.

De acordo com o ministro, outro desafio prende-se com "um policiamento mais aturado, mais paciente, mais inteligente, trabalhando com a população no sentido de aumentar o nível de colaboração e de denúncia".

Por outro lado,  o responsável ressaltou que no combate a violência sexual, onde na maioria das vezes é praticado por pessoas próximas, aproveitando-se da ausência dos progenitores para consumar o  acto, os órgãos competentes serão implacáveis no seu devido tratamento.

Eugénio Laborinho reconheceu que  durante os 45 anos de existência, o pelouro cumpriu com  um leque de tarefas, mas ainda faltam muitas a desenvolver.

No seu entender, deve-se fazer um trabalho aturado em colaboração com a população, através de um espírito de denúncias, pois não se deve ter um criminoso a conviver com pessoas de bem.

Nesta conformidade, disse que o MININT continua a trabalhar através dos seus órgãos, sobretudo os serviços penitenciários, os de protecção civil e bombeiros e de migração estrangeiros para que, de facto, garantam a segurança pública da população.

O programa das comemorações dos 45 anos de institucionalização do Ministério do Interior, no qual, dentre várias actividades agendadas, constam inaugurações de diversas infra-estruturas que vão servir os demais departamentos que compõem o ministério.

Sob o lema "MININT, 45 anos, com a experiência do passado reforcemos a unidade e o profissionalismo na garantia da ordem e segurança públicas",  está prevista a inauguração do Estabelecimento Penitenciário do Boma, o edíficio Sede da Direcção Provincial do SIC, o Quartel dos Bombeiros e o Posto Médico da Polícia Nacional, todos na Província do Moxico, assim como  delegações municipais do MININT em Cambambe, Malanje, Cacuso, Lobito, Benguela e Saurimo. 

O MININT que comemora 45 anos da institucionalização a 22 de Junho vai ainda realizar actividades culturais, desportivas, educação patriótica para conferir mais simbolismo a efeméride. 

O Ministério do Interior, abreviadamente designado por "MININT" é o órgão do Estado angolano que tem por missão propor, formular, coordenar, executar e avaliar a política do Executivo angolano em matéria de ordem interna e segurança pública.

Cabe a este Departamento ministerial assegurar a inspecção e a fiscalização da actuação e desenvolvimento da administração da Polícia Nacional, do Serviço de Investigação Criminal, Serviço de Migração e Estrangeiros, Serviço Penitenciário e Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, com vista a garantir a ordem, segurança e tranquilidade públicas. MGM/VIC





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

BP do MPLA reconhece papel histórico da juventude

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h55

Interclube empata em Benguela com Williete local

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h39

Especialização garante robustez do sistema de saúde

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h38

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+