Luanda - A minicimeira sobre a paz e segurança no Leste da República Democrática do Congo (RDC), realizada em Adis Abeba, Etiópia, reiterou a necessidade da implantação do Plano Conjunto para a resolução da crise naquela região da RDC.
A reunião foi uma inciativa do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, que preside à Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), e é igualmente medianeiro da União Africana (UA) na crise entre o Rwanda e a RDC.
O comunicado final a que a ANGOP teve acesso hoje (domingo), sublinha que o Plano Conjunto para a resolução da crise no Leste da RDC é o principal instrumento para o desanuviamento das tensões e a normalização das relações político-diplomáticas entre a RDC e o Rwanda.
Segundo o comunicado, o Plano Conjunto prevê a cessação das hostilidades, em geral, e, em particular, dos ataques do M23 contra as Forças Armadas da FARDC e a MONUSCO, "em cumprimento escrupuloso das datas estabelecidas na decisão saìda da reunião dos Chefes do Estado Maior da CAO (Comunidade da África Oriental) realizada em Nairobi", a 9 de Fevereiro de 2023.
O Plano Conjunto também estabelece o acantonamento e desarmamento do M23, o regresso dos deslocados internos às suas áreas de origem, como o retorno dos refugiados congoleses no Rwanda à RDC, no quadro do Roteiro de Luanda.
O comunicado informa que os Chefes de Estado e de Governo mandataram Angola, em colaboração com o Presidente Uhuru Kennyatta, facilitador designado pela CAO a manterem contacto com a liderança do M23, sob os auspícios do Presidente do Burundi e em exercício da CAO, Évariste Ndayishimiye.
O documento indica que o encontro recomedou a aceleração do Programa de Desarmamento, Desmobilização, Reintegração Comunitária e Estabilização (PDDR-CS), em curso na RDC.
Por fim, os Chefes de Estado e de Governo reiteraram a necessidade de promover o diálogo político interno e diplomático para encontrar uma solução duradoura à crise de segurança em toda a Região Leste da RDC.
A minicimeira de Adis Abeba é sequência da 20ª Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado da Comunidade da África Oriental, realizada a 4 de Fevereiro de 2023, em Bujumbura, no Burundi.
Quanto à minicimeira realizada sábado, na capital etíope contou com a presença dos Presentes do Rwanda, Paul Kagame, da RDC, Félix Tshisekedi, da Tanzânia, Samia Hassan e do Quénia, William Ruto.
A reunião contou, igualmente, com a presença dos vice-presidentes do Uganda, Jessica Epel, do Sudão do Sul, Hussain Akol, ambos em representação dos respectivos Chefes de Estado. AL/ADR