Uíge – O Secretariado Provincial da UNITA no Uíge realizou, este sábado, uma palestra sobre a vida e obra do presidente fundador do partido, Jonas Savimbi, morto em combate a 22 de Fevereiro de 2002, em Lucusse, na província do Moxico.
Em declarações à imprensa, o secretário provincial da UNITA, Félix Simão Lucas, referiu que o dia 22 de Fevereiro é uma data de reflexão sobre a vida e obra do primeiro presidente do partido, destacando a sua dimensão política e diplomática.
Segundo Félix Simão Lucas, Jonas Savimbi foi "um patriota que contribuiu para a conquista da Independência Nacional" e para o alcance dos Acordos de Bicesse, que conduziram ao cessar-fogo, à reconciliação nacional e à transição para um sistema multipartidário.
Por essa razão, exortou todos militantes da UNITA na região a "continuar a expandir os feitos de Jonas Savimbi, assim como de outros nacionalistas, que lutaram contra a opressão colonial e, consequentemente, pela conquista da Independência Nacional".
Quanto aos desafios da formação política na região, o político apontou a preparação para o alcance de bons resultados nas autarquias e nas próximas eleições gerais, previstas para o ano de 2027.
Jonas Malheiro Savimbi nasceu aos 03 de Agosto de 1934, na vila de Munhango, comuna do municipio do Cuemba, provincia do Bié, situada ao longo do Caminho-de-ferro de Benguela.EPP/JAR