Luanda – A Marinha de Guerra Angolana (MGA) apreendeu, este sábado, o navio “Solo Creed” proveniente do Benin com destino ao Togo, por violação do perímetro de segurança das plataformas petrolíferas.
Em declarações à imprensa, o comandante da Esquadrilha de Navios e Lanchas da MGA, Divaldo Fonseca, disse que os ocupantes da embarcação alegaram que pretendiam fazer o reabastecimento em água e mantimentos, mas sem a competente autorização.
Revelou que a embarcação, com 39 metros de comprimento e 11 de largura, não alvorava nenhuma bandeira e circulava nos perímetros dos blocos petrolíferos 17 e 18.
A bordo do navio encontravam-se nove membros da tripulação, dos quais quatro nigerianos, dois panamenhos, dois hondurenhos e um venezuelano, precisou.
Segundo o oficial, a embarcação será entregue ao Grupo Técnico Operativo Multissectorial de Vigilância e Fiscalização para os procedimentos que se impõem.
Divaldo Fonseca reiterou o compromisso da Marinha de Guerra Angolana de continuar a desenvolver acções para garantir a inviolabilidade das águas nacionais. AB/DC