Luanda - Os representantes permanentes dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) acreditados nas Nações Unidas foram informados, esta terça-feira, em Nova Iorque (EUA), sobre a situação política e de segurança na República Democrática do Congo (RDC), com realce para as eleições gerais de Dezembro de 2023.
De acordo com uma nota de imprensa à que a Angop teve acesso, a reunião mensal do grupo foi orientada pelo representante permanente de Angola, o embaixador Francisco da Cruz.
Os diplomatas inteiraram-se, igualmente, sobre o plano de desengajamento das forças da MONUSCO, visando a retirada da RDC, o desdobramento das forças da SADC em território congolês, bem como os esforços regionais para garantir a paz, estabilidade e desenvolvimento sustentável daquele país.
O informe apresentado pelo representante permanente da RDC, embaixador Zenon Mukomgo Ngay, mereceu a apreciação dos seus pares, que aproveitaram a ocasião para felicitar o Governo e o povo da RDC pela louvável condução das eleições, que decorreram num ambiente de calma e unidade. FMA/VC