Nouakchott (Da enviada especial) - Angola e a República Islâmica da Mauritânia projectam uma cooperação cada vez mais dinâmica e efectiva, capaz de dar resposta aos desafios e às necessidades de aproximação dos povos.
Actualmente, os dois Estados africanos cooperam em vários sectores de interesse como o político-diplomático, da Agricultura e Pesca, além do da Energia e Águas, Comércio, Recursos minerais, Segurança e outros.
Trata-se de uma cooperação que se consolida todos os anos e se afigura em excelente nível, visto que ambos têm economias em desenvolvimento e podem encontrar oportunidades para aumentar o comércio bilateral.
Aliás, a presença da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, na investidura do Presidente reeleito da Mauritania, Mohamed Ould Ghazouani, no dia 1 de Agosto, prova o bom nível das relações diplomáticas.
Apesar dos avanços já conseguidos, os dois países perspectivam dar mais um passo significativo rumo à consolidação da cooperação bilateral, tendo em conta o posicionamento estratégico de Angola na região.
As autoridades mauritanianas manifestam grande interesse em incrementar a cooperação económica nos diversos sectores da economia angolana, através de proposta de Acordo-Quadro e de Memorando de Entendimento no ramo das Pescas, de Defesa, Segurança, Comércio, Transportes, Indústria, Educação, Ensino Superior, Pesquisa Científica e Técnica, Formação Profissional, Cultural, Hidráulico, Turismo.
A Mauritânia tem amplos depósitos de minério de ferro, que totalizam quase 50% do total das exportações do país, companhias mineradoras de ouro e cobre, além de minas
no interior do país, potencial e experiência que podem, igualmente, ser aproveitados por Angola.
O país islâmico aposta no sector pesqueiro, que representa 45% das exportações do país, bem como nas energias renováveis, áreas em que Angola também tem vindo a fazer fortes investimentos, nos últimos seis anos.
Angola pode compartilhar as suas habilidades na exploração de minas e a Mauritânia, em contrapartida, pode oferecer a experiência no sector pesqueiro e energias renováveis.
Cooperação
As relações entre Angola e a Mauritânia são consideradas boas, alinhadas no interesse da incrementação da cooperação político-diplomática e comercial.
A cooperação entre os dois países teve início a 02 de Dezembro de 1987 e regista um avanço significativo desde em 2007, fruto da missão realizada pelo embaixador Hermínio Escórcio, que culminou com encontros com as autoridades mauritanas.
A República Islâmica da Mauritânia apoia a candidatura de Angola para a presidência da União Africana. FMA/ART