Matala – A administração municipal da Matala, na Huíla, anunciou o reforço de investimentos nos serviços de saúde, energia, água, saneamento básico e apoio à produção pecuária, com recursos do Programa de Combate à Pobreza.
Actualmente a água potável chega a mais de 55 mil pessoas, enquanto a energia a pelo menos 125 mil, mas a meta é que até ao final do ano essas cifras dupliquem. Na saúde e na educação, as projecções apontam para a colocação de mais uma unidade sanitária e de uma escola em cada comuna.
No âmbito do Programa de Combate à Pobreza, que é de subordinação municipal, com orçamento cedido directamente pelo Ministério das Finanças, a Administração recebe todos os meses 25 milhões de kwanzas, que são aplicados em acções sustentáveis nas áreas mencionadas.
Segundo o administrador local, Migue de Paiva Vicente, sem detalhar o montante a investir em cada área, o reforço ao sector agro-pecuário vai proporcionar o desenvolvimento sustentável do município, pois para além de apoio em sementes às famílias, está na forja a aquisição de matrizes de gado melhorado para criação.
Outra aposta, conforme o administrador, passa por criar condições que atraiam novos investidores ao município no sector do turismo, ainda quase intacto.
Todavia, alertou, é necessário o máximo empenho de todos os quadros do município e dentro dos limites, para melhor responder ao chamado dos mais de 350 mil habitantes do seu território.
O município da Matala dista a 180 quilómetros a Leste do Lubango, sendo o segundo mais populoso da província da Huíla, a seguir a capital (Lubango). MS