Lobito - O Ministério da Administração do Território tem setenta e sete projectos em curso em todo o país, com diferentes níveis de execução, soube esta sexta-feira a ANGOP, na província de Benguela.
Dentre estes, destaque para a construção de complexos residenciais autárquicos, assembleias municipais, administrações e outros equipamentos.
Falando a jornalistas, no final de visitas aos municípios do Chongoroi, Ganda e Cubal, o ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, informou que se encontra na província de Benguela no quadro da nova dinâmica de governação, acompanhando os projectos in loco, para estar mais próximo dos cidadãos.
"Notamos com satisfação que, no Chongoroi, que o nível de execução dos projectos do Ministério da Administração do Território é satisfatorio", afirmou.
Naquele município, o MAT tem dois projectos, nomeadamente, uma Assembleia Municipal e um Complexo Residencial Administrativo para albergar técnicos que vão trabalhar nas autarquias.
Explicou que o Complexo Residencial Administrativo está praticamente concluido, embora ainda tenha alguns encargos adicionais devido à alguns constrangimentos que ocorreram.
Quanto à Assembleia Municipal, disse haver um atraso na execução da obra por falta de pagamentos ao empreiteiro, mas prometeu trabalhar com o Ministério das Finanças no sentido de assegurar os financiamentos, para que estejam em conformidade com os autos de medição.
"Todos os equipamentos que estiverem na sua fase terminal, em princípio, serão inaugurados ainda este ano", afirmou.
Dionísio da Fonseca disse ter verificado também com bastabte satisfação o nivel de execução do programa de reestruturação na malha rodoviária urbana, no Cubal e na Ganda.
"Nota-se claramente que estas duas cidades estão a expandir-se de forma positiva", sublinhou, apelando aos munícipes das duas circunscrições administrativas, no sentido de preservarem os bens públicos à sua disposição.
Referiu-se igualmente a uma escola de 20 salas de aula, no município do Cubal, cuja obra se encontra paralizada há algum tempo e que o governo provincial pretende reactivar.
"Queremos incentivar que a educação seja uma prioridade do Executivo, e vamos junto do Ministério de tutela, que também está preocupado com o número considerável de crianças fora do sistema de ensino, fazer com que as questões ligadas aos professores e aos laboratórios estejam resolvidas", disse.
Ainda sobre as infra-estruturas referentes às autarquias, o ministro debruçou-se sobre a obra localizada no município da Catumbela, com acentuado atraso na sua execução fisica, prometendo fazer com que o Estado cumpra com a sua responsabilidade sobre os pagamentos e o empreiteiro com a sua capacidade técnica para a conclusão do projecto.
A visita de três dias de Dionísio da Fonseca à provincia de Benguela tem como objectivo o acompanhamento dos projectos sob responsabilidade do MAT e também do governo local. TC/CRB