Dundo - O ministro da administração do Território, Dionísio da Fonseca, orientou hoje, sábado, a nova governadora da província da Lunda-Norte,a prestar uma atenção especial ao saneamento básico e à requalificação do Dundo, para a melhoria da imagem da cidade.
O governante deixou esta orientação durante o acto de apresentação da nova governadora daquela província, Filomena Aires, sublinhando que o mesmo desafio deve estender-se às sedes dos outros nove municípios da Lunda-Norte.
“Precisamos melhorar a imagem da cidade do Dundo imediatamente por ser o cartão de visita da Lunda-Norte e, e este desafio requer também a participação de todos os cidadãos, sobretudo na questão do saneamento básico”, frisou.
Dionísio da Fonseca destacou que o desafio de desenvolver a Lunda-Norte não é individual, requer um trabalho colectivo e fundamentalmente a participação da classe empresarial, igrejas, autoridades tradicionais e a sociedade cível em geral.
Por outro lado, recomendou o novo governo da Lunda-Norte a trabalhar permanentemente com as forças de defesa e segurança visando o combate eficaz da exploração ilegal de diamantes.
“Não podemos continuar a ter um Estado ausente neste processo, com o apoio das forças de defesa e ordem interna, temos que fazer um combate cerrada ao garimpo de diamantes, porque representa um perigo ao desenvolvimento económico do país”, disse.
Pediu aos membros do governo, representantes da sociedade cível, empresários e académicos, no sentido de ajudarem a nova governadora com ideias inovadoras, para a elaboração de um plano de desenvolvimento exequível.
A província da Lunda-Norte tem dez municípios (Chitato, Cambulo, Capenda Camulemba, Cuilo,Cuango ,Caungula, Lucapa,Lóvua, Lubalo e Xá-muteba), onde habitam mais de um milhão de pessoas.
O ciclo de governação desta parcela do território angolano iniciou-se com João Ernesto dos Santos “Liberdade”, que governou de 1978 a 1983, na qualidade de comissário provincial.
Seguiram-se Silvério Paim (1983-1986), Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” (1986-1991), José Manuel Salucombo (1991-1992), Francisco Moisés Nele (1992-1997), Manuel Gomes Maiato (1997-2008), Ernesto Muangala (2008-2022) e Deolinda Satula Vilarinho (2022-2024). JVL/HD