Moçâmedes – O ministro da Administração do Território, Marcy Lopes, aconselhou, hoje, terça-feira, na província do Namibe, os eleitores que mudaram de residência em relação ao pleito de 2017, a efectuar a sua actualização.
Em declarações à imprensa, o ministro disse que a implementação dos Balcões Únicos de Atendimento do Público visa facilitar esta tarefa, pelo que os eleitores devem aderir a estes serviços para o efeito, evitando fazê -lo nos últimos dias do processo devido às enchentes.
Apelou também aos novos eleitores a registar-se, de modo a estar habilitados para exercer o direito de voto em 2022.
Segundo o governante, o ministério vai criar um aplicativo onde o utente colocará os seus dados para obter o local onde irá votar.
Porém, afirmou que não há necessidade das pessoas madrugarem para os postos de registo porque os BUAP vão chegar a todas as localidades do país, para aproximar os serviços aos cidadãos.
No cumprimento da sua jornada de trabalho, o ministro Marcy Lopes constatou o funcionamento dos BUAP dos municípios de Moçâmedes e Bibala.
A este respeito, o director nacional dos registos, Fernando Paixão, considerou positiva a organização e dinâmica destes serviços, que estão a resultar num atendimento célere dos utentes.
O chefe do posto de registo do município da Bibala, Menezes Canito, informou que diariamente são atendidos 70 cidadãos.