Saurimo - O director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria na Lunda-Sul, António Upite, afirmou este sábado, que o governo local vai continuar a honrar esta franja com acções que visam o acesso à saúde, educação e subvenção aos transportes públicos.
O responsável reiterou este compromisso durante a cerimónia de deposição de flores no busto do soldado desconhecido, orientada pelo governador local, Daniel Neto, por ocasião do 4 de Janeiro, Dia dos Mártires da Repressão Colonial.
Fez saber que existe na Lunda-Sul uma unidade sanitária que atende especificamente esta classe e anualmente o Instituto Superior Politécnico Luegi A'Nkonde disponibiliza 12 bolsas de estudo para os filhos dos antigos combatentes.
Igualmente, o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) assim como o Centro de Formação Profissional da Endiama (CEFOPE) tem disponibilizado vagas para os filhos dos Antigos Combatentes.
O Dia dos Mártires da Repressão Colonial é uma data que visa homenagear milhares de cidadãos nacionais, indefesos, massacrados a 4 de Janeiro de 1961, na Baixa de Cassanje, província de Malanje, pelo então regime colonial português.MG/JW/HD