Luanda - A embaixadora de Marrocos, Saadia El Alaoui, considerou terça-feira, em Luanda, excelentes as relações entre o seu país e Angola, que remontam ao período da luta pela independência.
No seu discurso alusivo ao 25º aniversário do reinado de Mohammed VI, a diplomata realçou a terceira Comissão Mista entre os dois países, realizada no ano passado, em Rabat que, a seu ver, consolidou as relações com a assinatura de acordos e memorandos de entendimentos em vários domínios de cooperação.
A embaixadora também fez menção à frequência de voos a Luanda da Companhia Aérea Royal Air Maroc (RAM) como um marco que, para além de apoiar as trocas comerciais, promove as interacções sociais, culturais e diplomáticas.
Quanto aos 25 anos do reinado de Mohammed VI, a diplomata realçou a importância deste evento para o seu povo e das principais reformas que marcaram este período.
“É difícil para mim resumir hoje o longo caminho percorrido por Marrocos há 25 anos. Mas uma coisa é certa: o reinado de Sua Majestade o Rei Mohammed VI caracteriza-se por uma nova perspectiva do desenvolvimento, em prol de um Marrocos aberto e competitivo”, disse a diploma no seu discurso.
Segundo Saadia El Alaoui, o novo modelo de desenvolvimento do seu país é baseado em quatro eixos principais, nomeadamente a transformação estrutural da economia, o reforço do capital humano, a inclusão social e o desenvolvimento regional.
Na mesma ocasião, citou o discurso do Rei Mohammed VI proferido ontem que defende a ajuda alimentar e médica urgente para povo palestiniano em Gaza.
Reiterou ainda, na sua qualidade de Presidente do Comité Al-Quds, o contínuo apoio às iniciativas construtivas destinadas a encontrar soluções para a conclusão de um cessar-fogo concreto e duradouro na Palestina. BS/ART