Rabat (Do enviado especial) – A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, chegou, no final desta segunda-feira, a Rabat, para uma visita de cinco dias a convite do parlamento marroquino, no quadro da cooperação parlamentar entre os dois países.
Segundo a agenda a que a ANGOP teve acesso, durante a sua estada em Rabat, Carolina Cerqueira, que se faz acompanhar de uma delegação composta pelos deputados Alcides Sakala, Lourdes Caposso e Narciso Benedito, bem como o secretário-geral da Assembleia Nacional, Agostinho Nery, vai testemunhar a assinatura de um memorando de entendimento entre a Câmara dos Representantes e a Assembleia Nacional (AN).
Em agenda consta ainda encontros com o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, com Presidente da Câmara dos Representantes do Reino de Marrocos, Rachid Talbi Alami, com o Presidente da Câmara dos Conselheiros, Naam Miyara e de cortesia com os funcionários da missão diplomática angolana.
Conforme o programa, a delegação parlamentar angolana tem, também, prevista, visita ao Mausoléu do Rei Mohammed V, uma deslocação a Tanger e visita ao Porto de Tanger Mediterráneo.
As relações entre Marrocos e Angola datam dos anos 60 do século passado.
Recorde-se que, no âmbito da cooperação bilateral, Angola e Marrocos assinaram, em Outubro de 1988, o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, que permitiu a realização da primeira Sessão da Comissão Mista Bilateral Angolano-Marroquina, em Rabat, em Outubro de 1989.
A segunda Reunião da Comissão Mista Bilateral entre os dois países teve lugar, em Novembro de 2013, em Luanda.
Os dois países cooperam nas áreas da educação, agricultura, comércio, entre outras. VM