Luanda - O Chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou, esta segunda-feira, que vai estar presente na cerimónia de investidura do Presidente João Lourenço, marcada para quinta-feira (15).
"A convite das autoridades angolanas, o Presidente da República desloca-se esta semana a Luanda, para assistir, a 15 de Setembro, a cerimónia de tomada de posse do Presidente reeleito da República de Angola, João Lourenço", refere um comunicado publicado no site da Presidência da República Portuguesa.
Na última sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou João Lourenço, pela sua reeleição ao cargo de Presidente de Angola.
Na mensagem, o Chefe de Estado português formulou "um voto de que a vida política angolana se continue a desenvolver em clima de liberdade, de pluralismo e de tolerância".
A cerimónia de posse do Presidente João Lourenço acontece na Praça da República, em Luanda.
A acta de apuramento final das eleições gerais de 24 de Agosto último, divulgada pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), após validação pelo Tribunal Constitucional, atribui vitória ao MPLA, com 51,17 por cento dos votos, seguido da UNITA, com 43,95%.
Com tais resultados, o MPLA elegeu 124 deputados e a UNITA 90, num total de 220 assentos que compõem a Assembleia Nacional.
A FNLA, o PRS e o PHA elegeram cada um dois deputados, enquanto a coligação CASA-CE e os partidos APN e P-NJANGO não conquistaram nenhum assento na Assembleia Nacional.