Luanda - O ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, está em Maputo, capital moçambicana, para participar terça-feira na décima sessão da Comissão Mista de Cooperação Angola/Moçambique.
A decorrer sob o lema “Moçambique e Angola juntos pelo progresso económico e social”, a reunião vai avaliar os projectos em carteiras entre os dois países, rever acordos e apreciar o relatório da reunião dos altos funcionários, realizada domingo, em Maputo, refere um nota de imprensa, enviada à ANGOP.
A reunião vai também passar em revista assuntos bilaterais nos domínios da política e diplomacia, defesa, interior, administração do território*, economia, finanças, transportes, comunicações, indústria, comércio, energia, recursos minerais, petróleos, obras públicas, agricultura, pescas, mar, e ambiente.
O evento representa o firme compromisso dos dois países em cimentar uma relação histórica, que data desde os primórdios da luta de libertação nacional pela conquista da independência.
Angola e Moçambique querem construir uma parceria sólida, que aproxime os interesses comuns e permita o intercâmbio social e empresarial profícuo, para o benefício de ambos e baseada nas vantagens comparativas e complementares.
Os dois países têm mais de 30 instrumentos jurídicos de cooperação assinados, tendo como base o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, datado de 2005.
Dentre os acordos destacam-se o da isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, da facilitação de vistos em passaportes ordinários, bem como outros no domínio dos transportes aéreos. VIC