Luanda - Manuel Gomes da Conceição Homem, actual governador de Luanda, foi eleito hoje, sábado, primeiro secretário provincial do MPLA, com mil e 496 votos.
Dos mil e 525 delegados presentes na 8ª conferência extraordinária do Comité Provincial do MPLA em Luanda, 17 votaram contra. Foram registados sete votos nulos e cinco em branco.
De 43 anos de idade, membro do Bureau Político e mestrando em tecnologia e sistemas Web, Manuel Homem substitui Bento Sebastião Bento, que exercia o cargo desde Abril do ano passado.
Na ocasião, a vice-presidente do partido, Luísa Damião, exortou ao resgate da mística do MPLA nos bairros e na periferia de Luanda.
Exortou o novo dirigente político do MPLA em Luanda a ter paciência, persistência e proactividade, que congregue as diferentes sensibilidades e dinamize as bases.
Considerou essencial que se avalie e ataquem os problemas e não os homens.
Referiu que nas eleições passadas o partido provou ser promotor da paz e do desenvolvimento, com maturidade e responsabilidade, sem ser incendiário.
Disse que as quintas eleições gerais recomendam o reforço do trabalho político ideológico, de marketing e o domínio das redes sociais.
Considerou essencial engajar e apoiar o Presidente da República na materialização das políticas públicas, tendo em conta as promessas eleitorais, bem como continuar a melhorar o que está bem e corrigir o que está mal.
Luísa Damião adiantou que os resultados eleitorais obtidos em Luanda obrigam a redobrar esforços, bem como a aguçar o engenho para o trabalho, escutar mais, considerar pontos de vista diferentes e fortalecer a acção mobilizadora.
A vice-presidente do MPLA informou que a indicação de Manuel Homem é parte da estratégia de transição geracional e da paridade do gênero para adequar a estrutura populacional do país.
Ao intervir no acto, o primeiro secretário cessante afirmou que a lógica política aconselha que a confiança do povo tem a ver com a satisfação das suas necessidades.
"É nos distritos e comunas onde está a população que devem ser colocados os melhores técnicos e salários", rematou Bento Bento.
A JMPLA, em mensagem, comprometeu-se a reforçar a mobilização para rever os resultados negativos nas eleições gerais de 24 de Agosto.
No último pleito, o MPLA obteve dois, dos cinco deputados pelo círculo de Luanda.