Ondjiva - Um milhão 835 mil e 920 metros quadrados foram desminados em 2024 em diferentes municípios da província do Cunene, mais 77 mil 128 em relação a 2023.
A informação foi prestada esta terça-feira à ANGOP, em Ondjiva, pelo representante da Agência Nacional da Acção Contra Minas no Cunene, Mário Satypamba, referindo que o processo abrangeu zonas agrícolas, vias de acesso e outros projectos sócio-económicos nos municípios do Cuanhama, Namacunde, Ombadja, Cahama e Cuvelai.
Mário Satypamba disse que o trabalho desenvolvido pelo Centro Nacional de Desminagem, Brigada da Polícia de Guarda Fronteira e das Forças Armadas Angolanas permitiu a recolha de 15 minas anti-tanque, 20 anti-pessoais, 127 engenhos explosivos, cinco mil 899 munições e 31 mil 266 metais.
Por outro lado, afirmou que na província do Cunene encontram-se catalogadas 35 áreas suspeitas de minas, com maior preocupação na comuna da Môngua, correspondendo a uma área de quatro milhões 517 mil 653 metros quadrados por limpar.
O responsável esclareceu que devido à insuficiência de recursos financeiros e de logística as operadoras estão limitadas a intervir nas zonas suspeitas.
Actualmente, disse, o processo de desminagem na região é de forma direccionada onde as equipas são chamadas para intervir em caso de descoberta de engenhos ou para a materialização de algum projecto.
Durante o período em referência, foram sensibilizados seis mil 469 pessoas sobre o risco com minas, entre elas cinco mil 895 crianças.FI/LHE/VIC