Ondjiva - Um milhão 758 mil e 792 metros quadrados de terra foram desminados na província do Cunene, em 2023, informou esta quarta-feira, à Angop, o representante local da Agência Nacional de Acção Contra Minas (ANAM), Mário Satipamba.
Referiu que o trabalho abrangeu zonas agrícolas, de construção e estradas, tendo sido removidos 122 engenhos explosivos não detonados, entre os quais minas anti-tanque e anti-pessoal.
Para o presente ano, explicou, perspectiva-se o incremento do trabalho, pelo que se torna necessário a mobilização de apoio logístico para as três operadoras de desminagem que actuam na província.
Disse terem sido sensibilizados 4.680 cidadãos a nível das comunidades sobre riscos de minas, visando maior consciencialização e denúncias de casos nas aldeias.
Na província do Cunene estão catalogadas 35 zonas suspeitas de minas, que correspondem uma área de dois milhões e oitocentos mil metros quadrados, e operam as brigada das Forças Armadas Angolanas e da Polícia de Guarda Fronteira, além do Centro Nacional de Desminagem (CND).
No ano transacto foram desminados 10 milhões 46 mil e 818 metros. PEM/LHE/VC