Luanda - Mil e 170 delegados estão inscritos, até ao momento, para participar da 147ª Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP), a decorrer de 23 a 27 deste mês, em Luanda, anunciou, esta terça-feira, a porta-voz do evento, Idalina Valente.
Segundo a parlamentar, que falava durante uma conferência de imprensa, as inscrições vão até ao dia 13 de Outubro, e a organização do evento espera atingir os mil e 400 delegados, de 87 países e 82 parlamentos.
Idalina Valente acrescentou que a assembleia da UIP proporcionará uma plataforma para parlamentares, organizações parceiras e especialistas partilharem boas práticas e se comprometerem com o tema geral da acção parlamentar para a paz, justiça e instituições fortes.
“O tema está estritamente ligado ao Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 16 das Nações Unidas, versado sobre a paz, justiça e instituições fortes, um facilitador chave de toda a agenda de desenvolvimento”, sublinhou.
A assembleia, disse, irá considerar acções para reforçar a confiança entre as pessoas e as estruturas de governação, com vista a tornar as instituições públicas mais eficazes, responsáveis e representativas para parlamentos capazes de enfrentar as múltiplas crises geopolíticas, económicas e ambientais interligadas que o mundo enfrenta.
Acrescentou que os parlamentos membros da UIP elegerão, no encontro, o 31º presidente, em substituição do português Duarte Pacheco, sublinhando que, até ao momento, quatro candidatas, sem citar quais, concorrem para o cargo, todas deputadas de países africanos.
Conforme Idalina Valente, o grupo de trabalho da UIP para a resolução pacífica da guerra na Ucrânia deverá reunir-se com parlamentares da Federação Russa e da Ucrânia, enquanto o comité para questões do Médio Oriente reunir-se-á para analisar os últimos desenvolvimentos e traçar um caminho para a paz na região.
A porta-voz deu conta que a UIP também está em contacto estreito com a liderança parlamentar da Arménia e do Azerbaijão, e ofereceu os seus bons ofícios para ajudar a promover o diálogo político entre deputados dos dois países, tendo em conta o conflito em Nagorno-Karabakh.
Na assembleia, espera-se que a UIP dê um passo para a adesão das Bahamas como seu 180º parlamento-membro.
A UIP foi fundada há mais de 130 anos, como a primeira organização política multilateral do mundo, composta por 179 parlamentos-membros nacionais e 14 órgãos parlamentares regionais.
Promove a democracia e ajuda os parlamentos a tornarem-se mais fortes, mais jovens, equilibrados em termos de género e mais inovadores. Também defende os direitos humanos através de uma comissão composta por deputados de todo o mundo. FMA/VIC/ADR