Cacolo – Dois mil e 474 engenhos explosivos de diversos calibres não detonados foram demolidos, terça-feira, no município do Cacolo (Lunda-Sul), pela 14ª Brigada de Desminagem da Casa Militar do Presidente da República.
Entre o material bélico constam projécteis de 60 milímetros, RPG7, kastor, granadas de mão e munições de diversos calibres em estado obsoleto.
Os referidos engenhos explosivos foram removidos de Janeiro de 2023 a Junho do ano em curso, nas localidades do Xassengue, Cucumbi, Alto Chicapa (Cacolo) e na EN 230.
Na ocasião, o comandante da 14ª Brigada de Desminagem da Casa Militar do Presidente da República, Quintino Epalanga, apontou como principais dificuldades, a falta de cróquis de localização das zonas minadas, que em muitos casos tem criado entraves no desenvolvimwnro das comunidades.
Por outro lado, o representante Agência Nacional de Acção Contra Minas (ANAM), Tchitavi Lino, afirmou que a Lunda-Sul conta com 40 áreas minadas e 20 suspeitas.
Deste número, Cacolo conta com 12 áreas minadas e nove suspeitas, Muconda 13 e sete suspeitas, Saurimo com 14 e duas suspeitas, enquanto Dala possui uma área minada.
Por seu turno, o administrador municipal de Cacolo, Luís Domingos, disse que as zonas minadas constituíam um perigo iminente às populações e, agora, vão ser utilizadas para a construição de Infraestruturas sociais e desenvolvemento da agricultura.
Afirmou que as zonas que mais preocupam a administração só as comunas do Alto Chicapa e Xassengue, daí que, urge a necessidade dos técnicos entenderem o seu raio de acção.
Apelou aos sapadores e diversos técnicos a continuar com o seu trabalho e terão todo apoio necessário para atingir os objectivos preconizados.
O regedor do Cacolo, Carlos Cassanguidi, mostrou-se satisfeito com o trabalho realizado e afirmou que vai incentivar as famílias a praticar agricultura, para criar autosegurança alimentar.
O município do Cacolo dista a 141 quilómetros de Saurimo e tem uma população estimada em 42 mil 196 habitantes, distribuídos nas comunas de Alto Chicapa, Xassengue, Cucumbi e a sede.JW/ART